terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sitio dos Miudos - Avaliação do jogo

O “Sitio dos Miúdos” é um espaço lúdico-educativo para crianças e jovens entre os 5 e os 13 anos. A variedade de recursos disponíveis (como o som, a imagem e a animação) estimula a imaginação e a concentração, dentro do conceito de aprender com prazer.
Este privilegia a interactividade entre o utilizador e os conteúdos, numa postura activa e participativa que permite desenvolver atitudes de pesquisa, interpretação e organização de ideias. Os conteúdos deste site estão adaptados à realidade curricular portuguesa.
Contudo contém um senão, que está directamente relacionado com a forma como os jogos são pontuados. À medida que vamos jogando e acertando nas respostas acumulamos pontos, mas quando deixamos de responder correctamente às questões que nos são colocadas, começamos a ficar com pontos negativos.
Uma criança ainda não conhece o conceito de números negativos, logo não vai entender o que significa. A este nível os jogos educativos deste site, não estão propriamente adaptados para crianças.
Uma criança ao realizar um jogo tem ter a percepção de tudo o que a rodeia, ou seja, tem que conseguir entender como funciona.
Não importa apenas desenvolver uma actividade com o objectivo de ela entender o que é pedido. Também importa que tenha a noção de como funciona a acumulação de ponto e vice-versa.  

Andreia & Sara

1 comentário:

  1. Caras alunas,
    Esta reflexão era suposto ser fundamentada na discussão que ocorreu na sala de aula e nos textos incluídos nos cadernos SACAUSEF. Observa-se alguns contributos da discussão em sala mas não há quaisquer referências a leituras efectuadas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar