segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

JCLIC - Criação de um Projecto de Actividades

Para aceder à imagem clique aqui
Jclic é um programa para a criação, realização e avaliação de actividades educativas multimédia, desenvolvido na plataforma Java. É uma aplicação em software livre baseada em código aberto que funcionam em diferentes sistemas operativos: Windows, Linux e Mac OS.
JClic é formado por um conjunto de aplicações informáticas que servem para realizar diversos tipos de actividades educativas: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto, palavras cruzadas, etc.
O conteúdo de todas estas actividades pode ser textual ou gráfico e podem incorporar também sons, animações ou sequências de video digital.
Este programa pode ser ulilizado em qualquer área (Línguas, Matemática, Música, História, Ciências, Artes Plásticas, etc) e, dado que apresenta uma interface muito simples, a sua utilização pode ser adaptada a qualquer nível educativo, desde a educação infantil até ao ensino superior (Francesc Busquets).
Um projecto é formado por um conjunto de actividades com uma determinada sequência, que indica a ordem em que irão ser mostradas.”            



Andreia & Sara

"Animais da Quinta" - JCLIC

Em contexto de sala de aula, foi-nos proposto, que realizássemos alguns jogos educativos ( que futuramente pudessem ser usados em sala de aula) em JCLIC. Este consiste num conjunto de aplicações que possibilita a construção de diversas actividades educativas. Poderá ser trabalhada de inúmeras formas, dependendo, das características e objectivos que cada actividade.
Sendo um software livre, está ao alcance de qualquer educador podendo ser facilmente trabalhado.
As actividades que realizámos têm como público-alvo crianças do 2º ano e 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico.
Concretizámos seis actividades lúdicas e pedagógicas,  baseando-nos no tema os "Animais da Quinta". 
Nas actividades de realizámos integrámos as disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio.
O Professor, também, tem como função dar apoio a cada criança, tanto na criação de ambientes educativos, como proporcionar momentos de interacção com a leitura e a escrita em situações de jogo e brincadeira.
JOGOS: Animais da Quinta


Descrição das actividades


Andreia & Sara

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sitio dos Miudos - Avaliação do jogo

O “Sitio dos Miúdos” é um espaço lúdico-educativo para crianças e jovens entre os 5 e os 13 anos. A variedade de recursos disponíveis (como o som, a imagem e a animação) estimula a imaginação e a concentração, dentro do conceito de aprender com prazer.
Este privilegia a interactividade entre o utilizador e os conteúdos, numa postura activa e participativa que permite desenvolver atitudes de pesquisa, interpretação e organização de ideias. Os conteúdos deste site estão adaptados à realidade curricular portuguesa.
Contudo contém um senão, que está directamente relacionado com a forma como os jogos são pontuados. À medida que vamos jogando e acertando nas respostas acumulamos pontos, mas quando deixamos de responder correctamente às questões que nos são colocadas, começamos a ficar com pontos negativos.
Uma criança ainda não conhece o conceito de números negativos, logo não vai entender o que significa. A este nível os jogos educativos deste site, não estão propriamente adaptados para crianças.
Uma criança ao realizar um jogo tem ter a percepção de tudo o que a rodeia, ou seja, tem que conseguir entender como funciona.
Não importa apenas desenvolver uma actividade com o objectivo de ela entender o que é pedido. Também importa que tenha a noção de como funciona a acumulação de ponto e vice-versa.  

Andreia & Sara

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sitio dos miúdos - Jogos Educativos

A Internet pode ser um excelente sítio para aprender ou simplesmente para relaxar e explorar o mundo que lá se encontra (“Para Sherry Turkle (1997), a evolução tecnológica transformou o computador numa “máquina intimista” (…) que transporta os seus utilizadores para mundos virtuais simulados.”).

 Mas é necessário desenvolver uma visão crítica, responsável e fundamentada do papel que a internet desempenha na vida das crianças, é necessário orientar e ensinar os mais jovens a lidar com esse novo mundo, evitando assim, as ameaças, mas também aproveitando as oportunidades da melhor forma.
Os jogos educativos, existentes neste meio, são uma forma de as nossas crianças e jovens poderem adquirir ou complementar as suas aprendizagens.
Como futuras profissionais da área da educação, apresentamos um exemplo de um jogo que poderá servir de complemento para o ensino-aprendizagem.
O jogo que escolhemos está presente no site, Sítio dos Miúdos e pertence à Porto Editora. Chama-se Jogo da Sabedoria e tem como público-alvo os alunos de 3º e 4º ano do 1º ciclo. Este apresenta todas as temáticas de ensino do 1º ciclo, ou seja, a língua portuguesa, a matemática e o estudo do meio.
O site também possuí outras áreas de estudo que poderão ser exploradas pelos vossos filhos ou alunos.

Jogo da Sabedoria:
Para aceder ao jogo clique aqui















Brincar e Aprender:
Para aceder ao jogo clique aqui

Andreia & Sara


As TIC no processo de ensino-aprenizagem


Como se sabe, as Tecnologias de Informação e Comunicação, exercem uma grande influência sob toda a população, como tal, tem um papel preponderante no nosso quotidiano. Por exemplo, na nova divisão internacional do trabalho, mostra-se uma reorganização no processo produtivo, onde são exigidos novos perfis profissionais. Um novo trabalhador tem que ter a capacidade de aprendizagem e adaptação a mudanças, e “deve também ser alfabetizado do ponto de vista digital” (Rodrigo Baggio, Fundador e Director executivo do Comité para Democratização da Informática).
As T.IC. proporcionam uma série de novas estratégias de comunicação, e tornam-se cada vez mais um meio de interacção fiável e seguro, disponível eacessível a todos.
A educação está directamente relacionada com a sociedade de informação, visto que esta se baseia na aquisição, actualização e utilização de conhecimentos. Hoje em dia, aumentam as possibilidades de acesso a dados e a factos, tendo a educação um papel fundamental devendo permitir a toda a comunidade educativa a possibilidade de ter ao seu dispor e de gerir essa mesma informação.



Para continuar a ler a reflexão clique aqui

Para aceder à imagem clique aqui


Andreia & Sara

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bem Vindo ao CLICKIDS

 
BD realizada através do recurso educativo Pixton

Olá, somos as alunas Andreia Agostinho e Sara Simões do curso de licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Setúbal. A criação deste blog foi-nos proposto pela professora Maria Rosário Rodrigues, responsável pela Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologia Informação e Comunicação.

"A escola é um espaço priviligiado  para a apropriação e construção de conhecimento. O seu papel fundamental é instrumentalizar os seus estudantes e professores para pensar de forma criativa em soluções tanto para os antigos como para os novos desafios emergentes desta sociedade em constante renovação. O uso das T.I.C. podem contribuir para ajudar e viabilizar o ensino, criando novas possibilidades a toda a comunidade educativa."

Segundo teorias construtivstas a sala de aula deve ser um tempo e um espaço em que a apendizagem seja significativa para o aluno, sendo que esta deve partir dos interesses do mesmo. Deste modo, a perspectiva construtivista defende uma escola que acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas, éticas e comportamentais da sociedade. Neste sentido, será errado negar a realidade quotidiana em que os novos media surgem permanentemente nas nossas vidas e nas vidas das nossas crianças. Assim sendo, torna-se essencial incluir esta nova realidade dos processos educativos, por forma a desenvolver alunos mais competentes e autónomos.
Andreia & Sara