sábado, 15 de janeiro de 2011

Reflexão Final - Andreia Agostinho


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 A unidade curricular de Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação foi iniciada neste semestre e foram leccionadas pelas professoras Helena Camacho e Rosário Rodrigues ao curso de Licenciatura em Educação Básica.
Deste modo, presente texto tem como principal objectivo uma abordagem crítica e reflexiva acerca dos conteúdos e aprendizagem no âmbito desta unidade curricular.No que diz respeito às minhas expectativas em relação à unidade curricular, considero que de algum modo coincidiram com o esperado, pois pela sua designação é possível perspectivar uma abordagem Língua Portuguesa com o contributo das TIC, ainda assim, fiquei surpreendida com alguns pontos da vertente prática.
Uma das mais valias da UC é o facto de a teoria e a prática estarem plenamente ligadas, facto este que possibilita a consciencialização da interacção que poderá ser trabalhada entre Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Deste modo, contacta-se que os computadores são ferramentas altamente versáteis e têm qualidades que podem ser direccionadas para o processo de ensino/ aprendizagem, neste caso especifico da língua portuguesa, através da exploração de documentos educativos ou na produção de materiais didácticos motivadores para as crianças. De referir que cabe ao educador tomar partido das suas potencialidades e adaptar actividades de modo a fornecer à criança material que contribua para o seu desenvolvimento, tornando-se assim um auxiliar na actividade do educador/professor.

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