quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Serie Televisiva - Pocoyo

"Alguém, um dia, disse que a televisão pode ensinar, iluminar e até inspirar." (Botelho, 2002).

Para aceder à imagem clique aqui

Educar para a televisão permite enaltecer um aspecto do quotidiano das crianças, introduzindo-o no processo de ensino-aprendizagem. Sabendo que as crianças aprendem muito mais quando se sentem motivadas, a educação para a televisão pode constituir um elemento encorajador de aprendizagem ajudando a despertar o desejo de trabalhar a língua.
Através da televisão, as crianças e os jovens convivem com textos diversificados, com uma multiplicidade de línguas, de discursos e registos de língua a que, normalmente não têm acesso.
Existem " (…) programas de televisão que são didácticos no sentido em que têm como finalidade desenvolver competências nos espectadores, tanto ao nível do saber, como do ponto de vista relacional." (Botelho, 2007)
Pocoyo estimula a imaginação das crianças em idade pré-escolares fazendo com que participem das brincadeiras, com os seus amigos: Pato, Lula, Sonequita e Elly, a elefanta rosa. Com momentos divertidos e brincadeiras visuais, Pocoyo comunica com os pequenos telespectadores fazendo-os experimentar situações com as quais podem se identificar facilmente.
Quanto à potencialidade para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, focamos os seguintes aspectos: a linguagem é transmitida de forma clara, correcta e é acessível à percepção das crianças. Isto possibilita a apreensão de um melhor domínio da linguagem oral, fazendo com que haja um ambiente de comunicação propício à aprendizagem das crianças.

Para ver a fundamentação na integra clique aqui

Com base na serie, criámos uma actividade na área da Língua Portuguesa, para a ver clique aqui

Andreia & Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário