Para ver a reflexão na integra clique aquiPara aceder à imagem clique aqui |
Enquanto indivíduos activos numa sociedade cada vez mais globalizada precisamos de apreender que o conceito de literacia deve desenvolver-se e integrar diferentes modos de comunicação. É aqui que surgem os media e consequentemente a televisão "enquanto poderoso instrumento de aprendizagem das crianças e dos jovens" (Botelho, 2007).
Há muito tempo, que a televisão deixou de ser só informação e entretenimento. Agora, a TV também educa e, acima de tudo, transformou-se numa instituição socializadora. No entanto, ainda hoje, a escola experimenta resistência e desconforto ao utilizá-la.
Belloni (2001) defende que se deve "conceber metodologias de ensino e estratégias de utilização de materiais de ensino/aprendizagem que potencializem ao máximo as possibilidades de aprendizagem autónoma."
A necessidade de integrar os meios de comunicação na educação deve-se sobretudo às mudanças decorrentes da sociedade actual.
A escola de hoje precisa de incluir nas suas práticas esta perspectiva para que consiga desenvolver uma nova educação, aberta aos desafios do futuro e capaz de protagonizar os superiores desígnios da Humanidade (Carneiro, s. d.).
Andreia & Sara
Sem comentários:
Enviar um comentário